Sites estáticos, ou como fazer a coisa complicada do jeito simples.

Dom 08 novembro 2015
Por Erick

Este site foi criado, do jeito que está no momento (incluindo isso que você está lendo), em uma tarde. O que, dado que tive que aprender do zero a usar a Pelican e reStructuredText, foi bem rápido. Meu maior tempo foi tentando entender como fazer o git submodules funcionar corretamente (o que seria desnecessário para uma instalação padrão). E o tempo da primeira publicação foi bastante curto. Usando Apache2.4 e Ubuntu, foi o tempo de instalar o Apache e criar o Virtualhost.

Eu traduzi algumas coisas do tema, partindo de um básico, e só. Ainda penso em melhorar, ou até mudar, mas isso fica pra depois.

Isso me leva a pensar porque as pessoas ainda insistem em usar, para sites estáticos e simples, coisas como Wordpress. Me parece algo insano. O argumento da simplicidade de instalação cai por terra ao considerar que a quantidade de tempo que será usado posteriormente para manutenção, instalação de plugins e outras coisas semelhantes.

Com pouco trabalho, dá pra fazer algo simples que transforma qualquer conteúdo em HTML disponível online rapidamente. Com um pouco mais de esforço, dá pra integrar isso com git (ou coisa assim) usando algum gatilho para gerar os arquivos e publicar sem precisar fazer a cópia manual para o servidor.

E tem uma coisa extra: como o gerado é HTML puro, é possível hospedar o site no Google Cloud Storage ou Amazon S3, ambos com um custo relativamente baixo. Ou qualquer outro servidor que aceite apenas arquivos html (sem processamento, como PHP ou Python).

O que eu quero dizer com tudo isso? Que pra quem está envolvido com tecnologia e quer montar um site ou blog, não é complicado. E com um pouco de vontade dá pra fazer de um jeito simples e barato, sem complicação.

Comments

Páginas

Categorias

Tags